X

Época Negócios

  • Época Negócios
  • Época Negócios
  • About the Project

    A Métrica do Sorriso

    No chavão corporativo, tirar um sorriso do cliente sempre foi um dos objetivos de qualquer empresa. A novidade é que agora ele vem sendo usado como métrica de sucesso.

    No clube de comédia Teatreneu, em Barcelona, quem quiser assistir aos shows de stand-up entra de graça e paga por risada. Um tablet acoplado na cadeira em frente ao espectador registra todas as suas expressões faciais durante o espetáculo e fecha a conta no apagar das luzes. Cada riso custa € 0,30. A conta máxima é de € 24. Se não achar a menor graça e não esboçar reação nenhuma, o consumidor volta para casa de cara amarrada e bolso cheio.

    O sistema foi criado pelo Teatreneu para compensar um aumento nos impostos sobre o setor que diminuiu a frequência do público. Deu resultado: na comparação com o modelo tradicional de ingresso, o número de espectadores cresceu 35%, e o valor médio de cada ingresso subiu € 6. Além do Teatreneu, o sistema começou a ser replicado em outros clubes de comédia pela Espanha.

    O Brasil já tem quem use sorriso como métrica de desempenho. A empresa Seed instalou detectores atrás do caixa em 20 lojas de uma rede de fast-food. Após 30 dias, descobriu que 8% das pessoas estavam sorrindo ao terminar a compra. Os diretores do fast-food estabeleceram uma meta: melhorar esse índice para 15% nos 30 dias seguintes. Passados 20 dias, o número já tinha subido para 40%. “Os gestores disseram que já existe uma diferença em faturamento e, principalmente, no número de clientes que está voltando para comer lá”, afirma Francisco Forbes, fundador da Seed.

    Project Info

    Client :

    Época Negócios

    Categories :

    Project Url :

    Veja a matéria